20 de junho de 2011

Olores e lembranças




Vou contar uma coisa muito pessoal e muito normal. Adoro ler revistas no banheiro. Pessoal por que só quem convive comigo sabe disso, e normal por que muitas pessoas também têm esse habito.

Ok, até ai nada de interessante. O fato é que estou aqui, Perugia, Itália, 2011, lendo uma revista brasileira de 2007, eu nem tinha saído do Brasil em 2007, mas não li essa revista na época. Vida Simples, Adoro, peguei na casa da minha irma.

Abro numa pagina qualquer: “Está no ar”. Fala sobre aromas e suas relações com o passado, presente e futuro...

O interesante é que há tres dias quando passeava em Assisi, uma cidadezinha aqui ao lado que meu novo amigo me levou pra conhecer. Passeávamos tranqüilamente num dia lindo de sol, numa cidadezinha fofa! Eu lá com minha câmera em mãos. Sempre.  E ele super paciente com todas as mil paradas que fazia no percurso pra fotografar qualquer coisa que me chamassem a atenção.

Fotos, vídeos...quando no auge dos meus devaneios falo pra ele: “Já que inventaram câmera que faz vídeo, podiam inventar agora uma câmera com um captador de olores. Já pensou que delicia, alem de registrar o momento, a musica, poder também imortalizar o aroma da cena?”

Naquele momento a natureza nos presenteava com um cheiro delicioso de jasmim. Uma casa com as janelas rodeadas de jasmim, e eu ali imaginando acordar pela manha abrir a janela, e além da paisagem ser linda, ter o canto dos pássaros, ainda de quebra sentir aquele olor na primeira hora do dia...

E agora estou eu lendo uma reportagem que também fala disso, dos aromas que marcam nossas vidas, épocas. Eu sempre tive uma associação forte com os cheiros, uma simples e rápida oleada de qualquer olor é capaz de me levar longe e num instante aqueles milhões de lembranças invadem meu presente. As vezes é bom, outras nem tanto. Nas minhas gavetinhas de recuerdos eu guardo tudo, infelizmente, bom ou ruim, não sei ate que ponto, mas enfim, essas gavetinhas se abrem sozinhas, como se tivessem vontade própria só com uma simples onda de qualquer cheirinho.

O cheiro de jasmim,carrega com ele varias cenas que adoro lembrar, e essa naquela tarde de quinta feira em Assisi será mais uma a ser lembrada com carinho. Por que minhas gavetinhas de recuerdos não necessitam de câmeras com capturador de olores, elas se encarregam disso por mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário