29 de outubro de 2009

Contentamento com um perfume suave de nostalgia..

Por la primera vez en la libreria Laie. Paul Claris, Barcelona, miercoles seis de la tarde, dia gris de outoño, no hace frio tampouco calor...
Cierro los ojos y me transporto la pra de sempre livraria Cultura, Conjunto Nacional, av.Paulista, Sao Paulo, num dia qualquer de folga, exatamente como hoje...
Sinto o cheiro do lugar, vejo as pessoas nos puffs lendo, a escadaria, escuto cds, leio contra capas de livros e dvds...e aqui meus olhos se enchem de lagrimas...a emocao transborda em choro (choro contido). Gole de agua (pra engolir o choro), pedaço de bolo...volto pra la: agora caminho en direçao ao café Viena e surgi a duvida de sempre: doce ou salgado? paozinho com rucula, tomate e bufala com coca cola, ou o delicioso bolo de chocoalte con capuccino? Aqui sobre la mesa tenho um pedaço de bolo, que nao é delicioso como o de la, o capuccino sim se assemelha, mas la libreria? Essa nao se parece em nada com a de lá...as lagrimas teimam en escorrer.
O tradicionalismo classico do velho mundo de uma cidade senhora, so podia ter uma livraria como essa, que claro possui sua elegancia, mas que em nada me acolhe como a livraria da minha saudosa Pauliceia Desvairada, cidade jovem, moderna, contemporanea em constante crescimento, e que ainda tem muito que aprender como minha encantadora Barcelona.
Nao sei bem se um dia ela vai deixar de ser desvairada, creio que nao, pelo jeito ela so enlouquece cada vez mais, e o mais triste nao é pensar que ela nao tem salvacao, mas sim que essa aqui poça seguir o mesmo triste caminho.
Ontem quando lia o blog da minha amiga Francine Bittencourt pensei: Caos? To fora!!! E hoje ate parece que acordei mais feliz de viver aqui (ver o video). As pessoas aqui sempre falam bem do Brasil, embora conheçam a fama de perigoso e violento ( o helicopetero pegando fogo no Rio foi mais falado que o resultado das olimpiadas), e mesmo com toda essa "má fama" hoje as pessoas mais informadas, diga-se de passagem (pq ainda tem mt gente que pensa que la é só o pais do futebol e do carnaval, e pelo jeito é isso que esperam ver nas olimpiadas: praia bonita com mulheres bonitas -e peladas, claro, como no carnaval). Mas entao, as pessoas mais informadas falam que o Brasil é o pais do futuro, a grande promessa, pais em desenvolvimento e crescimento, e eu penso: mas eu escuto esse discurso desde que era adolescente...
To fora so ha 1 ano, mas parece que faz tanto tempo, nao sei parece que me desliguei completamente (ta certo que nunca fui mt envolvida nessas questoes socio-politico-economica,agora morando fora, to ainda mais por fora de tudo) entao as vezes me pergurto: o que andou fazendo Lula nesses 1ano e 3meses que parece que o Brasil mudou tanto? Mas o que mesmo tudo isso tem a ver com o que eu queria falar sobre as diferentes livrarias desse mundao cheio de particularidades? Tudo isso pra dizer que meu sonho nesse momento era mesclar as duas cidades!!! A qualidade de vida de uma com as possibilidades da outra...
Visualizo agora, eu saindo da Livraria Cultura, pegando uma bicicleta, indo pela ciclovia da movimentada Av Paulista, voltando pra casa tranquilamente, apreciando essa hora incrivel do dia, esse minuto que o dia vira noite e a gente nao vê ( e olha que a Fran ja tentou varias vezes, sentada no muro da sua casa la en Jacarezinho...)
Carol, feliz mas con uma suave nostalgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário